Brincadeira

Início  /  Brincadeira

A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento do gato, tanto a nível físico como comportamental, permitindo adquirir competências essenciais à sua sobrevivência na fase adulta (por exemplo, a caça). Desde cedo que os gatinhos experimentam actividades lúdicas mas é após o desenvolvimento da visão e coordenação motora e, posteriormente, o início do desmame, a partir das 7 semanas, que essas actividades se tornam mais complexas.

Existem dois tipos de brincadeiras: sociais e individuais. Nas primeiras, os gatos brincam uns com os outros, com patadas, simulação de caça, rolar, morder e pular, o que contribui para o desenvolvimento dos laços sociais na colónia. Nas brincadeiras individuais prevalece a simulação de comportamento predatório, como caçar ou pular em direcção a objectos inanimados, esconder-se e correr.

Compreendemos assim que é fundamental permitir que os nossos gatos brinquem, sobretudo quando são jovens, enriquecendo o ambiente e interagindo com eles (particularmente se forem “gatos únicos”). A brincadeira é fundamental para o bem-estar físico e mental do gato.

A brincadeira é essencial para o desenvolvimento psicomotor e social do gato. Fotografia por Shruti Parthasarathy em Unsplash.


Bibliografia:

Scholten, A. Particularidades comportamentais do gato doméstico. Universidade Federal de Rio Grande do Sul – Faculdade de Veterinária. Porto Alegre.