Usar barreiras e repelentes

Início  /  Usar barreiras e repelentes

Quem tem plantas e gatos em casa sabe que um vaso cheio de substrato pode ser o lugar escolhido para as intermináveis sestas felinas . Há ainda a possibilidade de o gato esgravatar o substrato da planta como forma de brincadeira ou como forma de transformar o vaso na sua nova casa de banho. Colocar pauzinhos de madeira no substrato, em redor da planta, impede que o gato aceda ao local com esses objectivos. Com o tempo, acabará por se esquecer que o vaso existe e eventualmente os pauzinhos poderão ser retirados. Nada como experimentar: a mente felina está repleta de mistérios e cada caso é um caso!

Outro modo de dificultar o acesso do gato aos vasos de plantas é criar uma barreira com plantas repelentes, como por exemplo o alecrim, que exala um aroma pouco atractivo ao nariz felino, além de que não é tóxico para os bichanos, caso estes fujam à regra e decidam mordiscar as suas folhas.

Também os citrinos funcionam como excelentes repelentes de gatos já que estes, de um modo geral, não suportam o seu odor intenso. Assim, poderá ser útil colocar cascas de laranja ou limão em redor das plantas pois o seu odor evitará que o gato se aproxime do local. Não esquecer que as cascas de citrinos acabam por se decompor, levando ao crescimento de fungos, pelo que devem ser substituídas com frequência. À semelhança da técnica dos pauzinhos de madeira, este método poderá ser abandonado com o tempo, pois o gato acaba por se habituar a não rondar as plantas.

O alecrim pode ser usado como barreira para proteger as restantes plantas da curiosidade dos gatos, uma vez que estes não costumam simpatizar com o seu odor. Fotografia por Fulvio Ciccolo em Unsplash.


Ter em atenção que estas estratégias, ainda que eficazes com muitos gatos, não são as ideais quando se trata de evitar que os animais se aproximem de plantas tóxicas. Por uma questão de segurança, as plantas tóxicas devem estar localizadas em zonas inacessíveis aos gatos, como já referimos na secção Colocar as plantas em locais inacessíveis.