A família Moraceae compreende 38 géneros e cerca de 1150 espécies de plantas na sua maioria distribuídas pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta. Pensa-se que os seus ancestrais tenham tido origem há 80 milhões de anos. São plantas muito diversas no que diz respeito ao hábito, existindo espécies epífitas, árvores, lianas e arbustos.
Uma das características mais representativas das plantas desta família é a presença de laticíferos, estruturas produtoras de látex que existem na generalidade dos seus tecidos parenquimatosos. O látex é uma substância leitosa geralmente espessa e que tem vários usos, sendo o mais importante a produção de borracha, embora seja irritante para a pele e possa desencadear reacções alérgicas graves em indivíduos susceptíveis, pelo que deve evitar-se o contacto com esta substância quando se procede à poda da planta.
O género Ficus é um dos mais populares desta família de plantas, não só pela importância ornamental como também pelo facto conter a espécie Ficus carica (figueira-comum) que produz um fruto comestível - o famoso figo. Além do género Ficus, destacamos o género Morus conhecido pelas espécies de amoreiras, como por exemplo a Morus rubra (amora-vermelha) e a Morus alba (amora-branca).
O género Ficus - na foto Ficus carica, ou figueira-comum - é um dos mais conhecidos desta família de plantas. Fotografia por Delia Giandeini em Unsplash
Bibliografia:
Bayton, R, Maughan, S. Plant Families: a Guide for Gardeners and Botanists. The University of Chicago Press. Chicago. 2017
U.S. Forest Service, United States Department of Agriculture. Latex. Disponível em https://www.fs.fed.us/wildflow.... Acesso em 16, Junho, 2022.
Somashekhar, M, Nayeem, N, Sonnad, B. A Review on Family Moraceae (Mulberry) With a Focus on Artocarpus Species. World Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences. 2 (5): 2614-2626. 2013.