Descrita pela primeira vez em 1753 por Lineu, a família Piperaceae engloba mais de 3700 espécies identificadas distribuídas em 13 géneros. As plantas desta família são características de regiões tropicais e subtropicais do planeta, podem ser herbáceas, arbustos ou pequenas árvores, existindo também espécies epífitas que podem atingir mais de 3 metros de altura.
Os géneros mais representativos são o Piper e Peperomia, sendo que o primeiro inclui a conhecida espécie Piper nigrum, da qual é extraída a pimenta preta, pimenta verde, pimenta branca e pimenta vermelha.
Uma das espécies mais conhecidas da família Piperaceae é a Piper nigrum, planta da qual se extrai a pimenta. Foto por Demure Storyteller na Unsplash.
Bibliografia:
Nascimento EV et al. Ocorrências e usos da Família Piperaceae, em especial no Estado do Ceará: Revisão e nova identificação geográfica. Brazilian Journal of Development v.8 (1), 183-205. 2022
Bezerra, G. Perfil químico e actividade antimicrobiana de espécies da família Piperaceae durante a ontogenia. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife. 2020