A família Musaceae é formada por três géneros de plantas perenes que se encontram distribuídas pela África e Ásia tropicais, bem como noroeste da Austrália e ilhas do Pacífico ocidental, sendo o Sudeste Asiático o seu centro de diversidade. O género Musa é aquele que compreende o maior número de espécies e também aquele que tem maior importância ornamental e económica. O género Ensete compreende 8 espécies e o género Musella é composto apenas por uma espécie mas, ao contrário dos outros dois, tem maior capacidade de adaptação a climas mais secos e frios.
As plantas desta família são arborescentes, com caule subterrâneo (rizoma) e apresentam folhas grandes e espiraladas que se sobrepõem, formando um “pseudocaule”. As lâminas foliares são grandes, com uma proeminente nervura central, e rasgam-se facilmente pela acção do vento, sendo essa uma das suas características mais iconográficas.
As plantas pertencentes à família Musaceae são facilmente reconhecidas pelas suas grandes folhas alongadas que se rasgam facilmente pela acção do vento. Fotografia por Jonas Allert em Unsplash.
Bibliografia
Janssens, S, Vandelook, F, De Langhe, E, Verstraete, B, Smets, E, Vandenhouwe, I, Swennen, R. Evolutionary dynamics and biogeography of Musaceae reveal a correlation between the diversification of the banana family and the geological and climatic history of Southeast Asia. New Phytologist. 210, 1453–1465. 2016.
Delucchi, G, Hurrell, J. Flora Rioplatense. Capítulo Musaceae. Julio A. Hurrell. 2008. 253-262.